Como não ser enganado na Black Friday

Black Friday

A Black Friday teve origem nos Estados Unidos, onde os lojistas derrubam preços para esvaziar estoques, liberando assim espaço físico para os lançamentos, e se prepararem para as vendas de final de ano. Ocorre na última sexta-feira de novembro, após o feriado de Ação de Graças.

No Brasil a Black Friday chegou em 2010, e desde o início tem sido muito polêmica.

Muitas pessoas esperam o mês de Novembro para comprar produtos com grandes descontos, mas na maioria das vezes não é bem isso que acontece.

Infelizmente no Brasil as coisas são bem diferentes dos Estados Unidos, lá realmente os produtos tem descontos que valem a pena.

Mas como não ser enganado na Black Friday?

Vou deixar algumas dicas que podem te ajudar a não ser enganado na hora das compras.

  1. Comprar em lojas conhecidas.

    De preferência as lojas onde você já realizou alguma compra antes e foi bem atendido. Quem presta um bom serviço e tem preço bom merece fidelidade.

  2. Se não conhece a loja NÃO  pague com boleto.

    Não dá para arriscar, se for comprar em uma loja que você nunca ouviu falar só pague por Pagseguro ou Paypal, dessa forma se tiver algum problema será muito mais fácil ter seu dinheiro de volta.

  3. Cuidado com os grandes descontos.

    É comum receber por email uma oferta que parece irrecusável, mas tome cuidado, não acredite em tudo que vê, se o desconto for incrivelmente grande leia com muita atenção o anúncio e certifique-se que está comprando o que acha que é.

    Já recebi alguns emails com preços realmente baixos, de lojas grandes e conhecidas, e na hora de fechar a compra o preço era diferente, é claro que não comprei, não por falta de dinheiro, mas porque isso não é certo, com certeza essa loja agiu de má fé.

  4. Pesquise em outras lojas antes de comprar.

    Esta dica vale para qualquer compra que você fizer, independente de ser Black Friday ou não, é sempre bom pesquisar para pagar o menor preço possível.

  5. Evite comprar por impulso.

    Se você não precisa de nada então não compre nada. Não é porque está todo mundo comprando que você deve comprar. Fuja do efeito manada.

    Outra coisa que pode te atrapalhar na decisão é  já ter recebido o 13º salário e pensar: “Estou com o dinheiro na mão, posso comprar e aproveitar o desconto”. Não caia nessa, compre com responsabilidade.

Mas como saber se o desconto é real?

O melhor a fazer é ir acompanhando o preço do produto que você deseja comprar nos meses anteriores a Black Friday, mas se você não pensou nisso antes não tem problema, você pode usar sites como o Zoom, que além de comparar os preços dos produtos em diversas lojas eles guardam o histórico desses valores, dessa forma fica muito mais fácil você saber se o valor do produto aumentou para depois darem o desconto na Black Friday, e no final você acabar comprando algo pela metade do dobro.

Na imagem abaixo você pode ver a oscilação de preço de um determinado produto.

Histórico de preço Zoom comparador

Cuidado, promoção enganosa não é o único problema.

Nesta época é preciso tomar cuidado com lojas virtuais falsas, é, isso existe, e nessa época elas se multiplicam.

Também é comum criarem perfis falsos em redes sociais, geralmente anunciando algum sorteio para quem curtir ou seguir  a página, e no final não existe sorteio nenhum e esse perfil nem é de loja nenhuma.

Mas por que muitos são enganados?

Para entender isso precisamos analisar 2 lados:

  • As lojas

    O principal objetivo do vendedor é vender o produto, para isso ele vai usar tudo que estiver ao seu alcance. Empresas tem investido muito em melhorar suas técnicas de venda, para isso muitas usam alguns gatilhos mentais muito eficientes.

    Frases como: “É a sua última chance” ou “É o maior desconto que você vai encontrar” ou “O tempo está acabando e você vai perder a oportunidade” tem o poder de atrapalhar a decisão racional do comprador, resultando na compra por impulso.

  • Os compradores

    Infelizmente muitos compram por impulso, as vezes nem precisam do produto, mas porque todo mundo está comentando da Black Friday ele se vê na obrigação de fazer parte do grupo e acaba comprando algo que muitas vezes nem precisa.

Mas e se eu tiver algum problema na Black Friday?

Mesmo tomando todo cuidado você ainda tem chance de ter algum problema, caso isso aconteça o que deve ser feito é entrar em contato com o PROCON da sua cidade e relatar o ocorrido.

E ai, qual produto você quer comprar na Black Friday? Use a parte de comentários logo abaixo e conte o que deseja comprar, ou conte como foi sua experiência na última Black Friday.

Se você gostou do conteúdo compartilhe e divida esse conhecimento com mais pessoas.

Se tem alguma dúvida ou sugestão pode usar a parte de comentários logo abaixo, responderei todas as perguntas.

Obrigado, um grande abraço e boas compras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here