Como vender no Instagram?

Como Vender no Instagram

Uma pergunta que muita gente faz é Como vender no Instagram? Já não é segredo para ninguém que o Instagram é uma ótima ferramenta para fazer negócios,  é a rede social que mais tem crescido nos últimos tempos, por isso você não pode ficar de fora dessa.

Mas como posso começar a vender no Instagram?

O primeiro passo é criar uma conta, caso ainda não tenha. Muita gente acha que é preciso de um celular para isso, mas você pode criar sua conta direto pelo seu computador, basta acessar o site do Instagram.

Após criar sua conta é muito importante acessar seu e-mail e confirmar a mensagem que você recebeu do Instagram.

Nesse momento seu perfil é pessoal, deixe ele assim por enquanto, mais para frente vou te ensinar como mudá-lo.

Se tem algo muito importante é manter seu perfil como público, ele já é criado assim por padrão, caso você tenho mudado para privado é importante que volte para público.

Seu perfil precisa ser interessante

Próximo passo é preencher a descrição do seu perfil, seja criativo e direto, você não tem muito espaço para isso, sendo assim, descreva da melhor forma possível você ou o seu negócio.

Se você tem uma loja de roupas não escreva isso, seja criativo. Escreva algo do tipo “Ajudando as pessoas a serem mais elegantes” ou se o seu negócio é uma hamburgueria você pode escrever “O verdadeiro hambúrguer artesanal”.

Nesse momento você não deve ter pressa. Pense com calma e crie seu texto de apresentação da melhor forma possível, mas cuidado para não exagerar.

O Momento mais importante, o seu link

Costumo dizer que o Instagram seria a rede social perfeita se fosse permitido colocar link nos posts, mas como não é, a sua única chance de ter um link clicável é na sua bio, sendo assim use com sabedoria.

Aqui você tem somente 2 opções:

  1. Escolher apenas um link para divulgar. O que vai escolher? Seu site? Sua página no Facebook? Seu canal no Youtube?
  2. Usar o LinkTree e colocar todos os links que julgue importante.

Bom, cada opção tem seu lado positivo e seu lado negativo.

Ter somente um link é bom porque a pessoa consegue acessar seu conteúdo com um único clique. Por outro lado você não divulga tudo.

Usar o LinkTree é bom porque você pode colocar tudo, assim o visitante pode escolher o que quer ver. O lado ruim disso é que ele precisará clicar uma vez para acessar sua lista de links, depois ler os links e só depois clicar em algum deles.

Pode parecer simples clicar duas vezes, mas acredite, quanto mais ações você exigir dos visitantes menos acesso terá.

Nesse caso não existe certo ou  errado, cabe a você decidir o que é melhor para você.

O verdadeiro segredo de como vender no Instagram

Por ser uma rede social 100% visual você vai precisar publicar boas imagens. Mas calma, você não precisa de uma super câmera profissional.

Hoje em dia a maioria dos celulares possuem uma câmera de boa qualidade. Na hora de registrar a fotografia não esqueça de conferir o enquadramento, nada de cortar pedaços importantes do que esta fotografando.

Outro fator importante é a iluminação. Uma imagem escura não chama atenção, por isso é muito importante fotografar com a luz ideal. Se você não possui iluminação profissional o jeito é usar a luz que todos temos de graça, o Sol. Ache um cômodo com uma janela grande que entre bastante luz e faça suas fotografias ai.

Ninguém está nas redes sociais para comprar

Uma coisa que muita gente esquece é que as pessoas que querem comprar algum produto acessam o Mercado Livre ou as Americanas ou o Submarino. Rede social é para descontrair, se relacionar e não comprar.

Calma, não estou dizendo que essas pessoas não vão comprar seu produto, muito pelo contrário, se você sabe que elas querem se relacionar é exatamente isso que você vai fazer, e depois disso com certeza vai conseguir vender.

Uma das melhores técnicas para vender nas redes sociais é usar o Gatilho da Reciprocidade. Você deve entregar conteúdo de valor primeiro e depois oferecer seus produtos, mas de forma sutil.

Seja breve e criativo na descrição do seu post

Mesmo sendo uma rede social visual é importante escrever uma descrição para o seu post, seja ele foto ou vídeo.

Ninguém quer perder tempo lendo “textão”, por isso não perca o seu tempo escrevendo muito para ninguém ler.

Seja direto mas seja gentil e não esqueça de ser criativo.

Uma imagem vale mais que mil palavras, lembra disso? Sendo assim não esqueça, a imagem é mais importante, ela é o foco do post, a descrição é apenas um complemento.

Hashtags, como usar da melhor forma?

O que muita gente faz é encher o post de hashtags, fazem isso achando que vão conseguir muitas curtidas. Infelizmente a verdade nem sempre é essa.

Tenho feito muitos testes com diversas postagens e notei que é muito melhor usar poucas hashtags, no geral uso somente 5, e procuro nunca repetir no post seguinte.

A hashtag é usada para adicionar uma imagem a um grupo, por exemplo, uma fotografia da praia pode ser associada a vários grupos como “praia”, “mar”, “férias”, “surf”.

Esse tipo de categorização não precisa e não deve ser muito abrangente, não precisamos usar 20 hastags para categorizar uma imagem.

O próprio Instagram usa somente 5 categorias por imagem, por que eu usaria mais ou menos?

CTA, a boa e velha chamada para a ação

Em tudo que escreve você precisa fazer o “Call To Action” ou no bom e velho português a chamada para a ação.

É aqui a parte mais importante para que haja interação da parte das pessoas que estão vendo sua publicação.

É nesse momento que você pede a opinião da pessoa, ou pede para ela marcar algum amigo ou para acessar seu link da Bio.

Se você esquecer do CTA seu engajamento cai muito e isso acaba limitando os acessos ao seu perfil.

Faça sempre uma pergunta no seu post para induzir as pessoas a comentarem e assim aumentar seu engajamento.

O Instagram entrega a sua publicação para mais pessoas caso haja bastante interação, sendo assim NUNCA esqueça de colocar um bom CTA.

Não deixe seu público sem respostas

Sempre responda rápido todos os comentários dos seus posts. O objetivo do Instagram é manter as pessoas por mais tempo possível na rede, portanto se você sempre responder os comentários elas sempre vão ver e assim ficar mais tempo na rede. Com isso sua publicação será entregue para mais pessoas e a sua audiência aumenta.

Evite comentários curtos tipo: “Obrigado”, “Amei”, “Certo”. Respondendo com pelo menos uma frase já está bom.

Quantos posts por dia para vender mais no Instagram?

A resposta é depende 🙂

Se você tem muitos seguidores pode postar mais de uma vez, se tem poucos sugiro que poste uma única vez, e pelo menos 5 dias por semana.

O melhor momento do dia para postar é quando você está disponível pelos próximos 30 minutos para responder os comentários. Lembra que falei sobre sempre responder rápido os comentários?

Seguindo essas dicas com certeza suas chances de vender mais no Instagram irão aumentar.

Tenho feito isso há bastante tempo e posso afirmar que estou conseguindo bons resultados.

Deixe seu Instagram nos comentários porque quero ver você vender muito no Instagram.

Se você ficou com alguma dúvida é só deixar um comentário abaixo que responderei o mais rápido possível.

Muito obrigado pelo seu tempo e boas vendas.

Comentários