Entenda o que são Crenças Limitantes

Crença Limitante

Crenças Limitantes são ideias ou pensamentos que nos impedem de fazer algo que provavelmente nos traria um bom resultado. Uma crença é algo que acreditamos ser verdadeiro, sem nenhum questionamento.

O maior obstáculo que nos impede de eliminar uma Crença Limitante é reconhecer a existência da mesma. Mesmo que alguém fale que você possui um Crença Limitante é difícil aceitar.

Isso acontece porque a pessoa que possui esse tipo de  Crença toma isso como uma verdade absoluta. Sem esse reconhecimento é impossível se livrar dessa crença.

Um bom exemplo para entender isso é o seguinte:

Uma pessoa tem medo de altura. Ela toma isso com um medo incontrolável, com isso, não chega perto da janela do lugar onde trabalha. Ela pensa que algo de terrível pode acontecer se ela chegar perto da janela, mas na verdade o que irá acontecer é que essa pessoa irá ver uma vista linda.

Como surgem as Crenças Limitantes?

Geralmente uma Crença limitante surge após uma experiência dolorosa ou desconfortante, por exemplo:

Você decide aprender a esquiar, sobe o teleférico já imaginando como será legal, mas ao começar a descer a pista você cai. O que era para ser divertido já começa a se mostrar desagradável. Na segunda tentativa vem outra queda. Após mais tentativas o pensamento que vem a sua cabeça é: “Isso é muito difícil, não nasci para esquiar”. E pronto, essa vira uma verdade para você, te fazendo desistir de aprender. Você acaba de se limitar em algo que poderia te dar muito prazer.

Os pais as vezes desempenham um papel importante no processo de construção de crenças limitantes. Eles podem, mesmo que de forma inconsciente, ensinar suas próprias crenças limitantes, ou, podem utilizar o medo como recurso didático.

Exemplos de pensamentos que limitam as pessoas:

  • Eu não sou capaz de fazer isso.
  • Eu não consigo.
  • Eu não sei fazer isso.
  • Eu não mereço isso.
  • Eu não consigo me organizar
  • Eu não tenho capacidade de aprender isto
  • Eu nunca vou conseguir atingir meus objetivos
  • Eu não sei como posso resolver este problema

Como é possível quebrar esse tipo de padrão de comportamento?

O primeiro passo para resolver esse problema e reconhecer suas crenças limitantes, após saber o que te limita você pode trabalhar isso para poder dar um passo adiante.

Após listar todas as suas crenças limitantes o próximo passo é criar ações parar se libertar delas, por exemplo:

Quero ser desenhista mas minha crença limitante é “não nasci para desenhar”.

Algumas ações que posso tomar são:

  • Começar a desenhar uma hora por dia;
  • Se inscrever em um curso de desenho on-line;
  • Assistir tutoriais no Youtube;

Use o meio físico a seu favor

Como sabemos, o meio em que vivemos exerce influência em nossas vidas, sabendo disso podemos modifica-lo para que ele trabalhe a nosso favor.

Se tomarmos o exemplo da pessoa que quer ser desenhista o que pode ser feito é o seguinte:

Ela pode escolher algumas ilustrações inspiradoras, envia-las para uma gráfica e fazer alguns quadros. Esses quadros podem ser espalhados pelo lugar em que essa pessoa vive.

Se ainda não possuir uma mesa de desenho ela pode comprar uma e posiciona-la em um canto tranquilo da casa.

Encontre a causa da sua Crença Limitante

Algo que pode ajudar é descobrir onde começou essa Crença. As vezes essa crença se deu inicio devido a falta de conhecimento sobre o assunto. Novamente tomando como exemplo o desenhista, no momento em que ele adotou essa Crença Limitante, de que não é capaz de desenhar, ele possivelmente não sabia nada sobre Mindset e não sabia que existia cursos online.

Defina um Objetivo

No exemplo acima o objetivo é claro: Ser desenhista.

Isso deve ser levado a sério. Assim como qualquer outro desejo, ser um desenhista requer dedicação, sendo assim planeje a sua vida para que sobre tempo para dedicar a desenhar.

Ter um objetivo claro é muito importante para não perder o foco. Com isso podemos focar no objetivo e não naquilo que nos limita.

Substitua a Crença Limitante por uma Crença Fortalecedora

Nesse ponto muitos confundem Crença Fortalecedora com pensamento positivo. Ficar somente no pensamento não vai te levar a lugar algum. Mais que pensar você precisa acreditar e ir além, você precisa ter atitudes que te levem a concluir suas metas.

Substituir a Crença Limitante “Não sei desenhar” por uma Crença Fortalecedora “Eu não sabia desenhar, mas hoje estou estudando para me tornar um desenhista” pode te ajudar.

Note que você não fica no “quero ser um desenhista”, a crença é clara, “hoje estou estudando”. Estou realmente fazendo uma ação para atingir meu objetivo.

Se quiser, você pode anotar sua nova crença em um papel e deixa-lo num lugar acessível, para que possa sempre ver o que escreveu.

Desenvolver um Mindset de Crescimento é o melhor caminho para se livrar de alguma Crença Limitante. Como já foi explicado nesse artigo, uma pessoa com Mindset de Crescimento tem plena certeza que suas habilidades e conhecimentos podem ser ampliados.

Converta a nova crença em um hábito.

Sua nova crença precisa se tornar algo realmente verdadeiro para você. É normal que no começo você tenha dúvidas, ou que seja difícil se adaptar a uma nova ideia, mas acredite, depois de alguns dias essa nova crença entra no piloto automático e tudo fica mais fácil.

A partir do momento que você perceber que pode mudar sua vida através das suas crenças irá ver que seus limites foram expandidos, e com certeza terá mais facilidade em alcançar seus objetivos.

Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo.” Henry Ford.

Se você gostou do conteúdo compartilhe e divida esse conhecimento com mais pessoas.

Obrigado e um grande abraço.

Comentários