Mercado imobiliário, o que esperar depois da quarentena?

Mercado imobiliário, o que esperar depois da quarentena?

Devido a pandemia muitas empresas optaram pelo home office. Algumas delas nunca haviam cogitado essa possibilidade, mas o que isso tem haver com o mercado imobiliário?

O que mudou que impacta o mercado imobiliário?


Claro que o serviço continuou sendo feito, os funcionários ficaram mais de tempo com a família e as empresas tiveram seus custos reduzidos.

Redução de custo está ligado diretamente de com o aumento de lucro, uma vez que gastando menos sobra mais.

Claro que para algumas empresas as vendas diminuíram , mas se pensar num cenário sem crise aliado ao home office as vendas se manteriam iguais e o custo com água, luz e equipamentos diminuiria, aumentando assim o lucro.

Agora que vem o ponto que quero abordar neste artigo, se todos estão trabalhando de casa por que a empresa precisa manter um imóvel alugado?

Com isso muitas empresas entregaram seus imóveis ou parte deles.

E isso é muito bom, afinal porque alguém pagaria muito dinheiro todo mês por algo que é não precisa?

Só que isso acaba gerando um grande problema para os donos de imóveis de locação. E não digo isso só pelo dinheiro do aluguel, falo também dos custos do imóvel como IPTU, condomínio, água, luz, uma vez que o dono terá que pagar tudo isso.

Ou seja, o que era uma fonte de renda acaba se tornando uma despesa recorrente. Uma fonte de renda passiva acaba se tornando um balde furado.

E o que a falta de um locador pode causar?

E o problema de não para por aí, para alguns locatários a única fonte de renda é a locação desse imóvel, e sem essa fonte de renda e com os novos custos alguns Acabarão vendendo o imóvel, mas calma, ainda pode piorar, vender um imóvel nem sempre é uma tarefa fácil e quando isso demora a acontecer muitos acabam baixando o preço. Agora você pode pensar: “A que bom , agora ele consegue vender o imóvel e se livra do problema”.

Mas calma, que ainda pode piorar, hehehe, hoje estou pessimista? Claro que não, isso nunca, pelo menos não do ponto de vista de uma pessoa que só quer evoluir e superar todos os obstáculos.

Prever o q pode acontecer de errado pode poupar muito tempo e fracasso.

Se muitas pessoas venderem seus imóveis com um preço abaixo do valor de mercado o de preço geral pode acabar caindo, e isso irá prejudicar quem não tem nada haver com a história, os donos de imóveis que se planejaram e que fizeram uma reserva de emergência e não se abalaram com a pandemia.

Recentemente li uma pesquisa do grupo Zap com cerca de 3.500 pessoas que constatou que 86% dos entrevistados vão adiar a decisão de comprar ou alugar um imóvel. Isso, de certa forma, acba retardando as vendas precipitadas, o que acaba sendo bom. Definitivamente não é o momento para sair procurando imóvel.

Preciso me preocupar com uma bolha imobiliária?

Acredito que não. Esse tipo de coisa só acontece após uma alta repentina dos preço, e isso não aconteceu. Claro que pode haver uma ligeira queda nos preços como mencionei acima, mas acredito que isso será superado rapidamente.

Como vc pode ver muita coisa de ruim pode acontecer. E por que estou te mostrando tudo isso?

Porque eu quero q você entenda que uma das coisas mais importantes é o planejamento.

A pessoa que pensa e planeja sabe que as vezes coisas ruins podem acontecer e quem estiver pronto para isso sofrerá menos ou nada sofrerá. É como prever o imprevisível.

Mas nem tudo é má notícia. Para ajudar a minimizar os efeitos da pandemia sobre o mercado imobiliário, a Caixa Econômica Federal anunciou que terá R$ 43 bilhões em novas linhas de crédito e que haverá carência de seis meses para pagamento, tanto para pessoas físicas quanto empresas.

Claro que isso não resolve o problema, mas ajuda a minimizar, e quem sabe, a curto prazo tudo se resolva.

E os fundos imobiliários?

Em 2019, o Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX), acumulou alta de quase 36%. O retorno dessas aplicações ficou acima do Ibovespa, índice de referência das ações da bolsa, que subiu 31,58% no mesmo período.

Para 2020, analistas e gestores esperavam retornos mais modestos que no ano passado. Mas e agora os fundos imobiliários deixaram de ser um bom investimento?

O Ifix já caiu 20,25% neste ano – até 15 de abril – e muitos fundos imobiliários, em especial os de shopping centers, têm reagido à crise suspendendo o pagamento de dividendos.

O que eu recomendo fazer é diminuir a alocação em fundos de shoppings, fechados com a crise, e aumentar em fundos mais defensivos, como os de CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários) e de contratos de prazos mais longos.

O que os corretores de imóveis precisam fazer em tempos de quarentena e covid-19?

Muitas pessoas estão com medo de contrair o Covid-19, por isso evitam ao máximo a visita de desconhecidos em seus imóveis. Isso caba prejudicando diretamente quem vive de vender imóveis.

É preciso adotar novas estratégias, a visita ao imóvel pode acontecer de forma virtual, através de um vídeo. Claro quenão é a mesma coisa, mas já é melhor do que nada.

Posso dar algumas dicas aos corretores imobiliários:

1 – Invista no novo, se destaque. Como citei acima, uma boa alternativa é você mostrar seus imóveis atravez de vídeos, com isso, você pode trabalhar de casa e seu cliente se mantem em quarentena, seguro.

2- Não queira focar só em vender. É momento de entender mais os seus clientes.

Demonstre empatia e compreensão, mostre-se de algum modo como uma pessoa que pode ter uma solução. Não é momento de encher o cliente com propostas e mais propostas de investimento e sim de motivá-lo a não se entregar e direcioná-lo a investir em algo que pode ser um bom negócio.

3- Mudar de setor pode ser uma boa ideia. Existe algo que você tenha interesse? Use esse tempo livre para pesquisar e estudar uma possível mudança de carreira.

Tem mais coisa mudando

Antes a busca era por espaços menores, apartamentos mais compactos, mas com as empresas entregando seus imóveis o que tenho visto é uma procura por casas, onde esses empresários possam morar e trabalhar.

Conheço pessoas que entregaram suas salas comerciais e agora estão querendo mudar do apartamento pequeno para uma casa grande e aderir ao home office de forma permanente.

Mas e vc, já sabia que tudo isso pode acontecer? Me conta se tem um plano para os dias difíceis.

Muito obrigado pelo seu tempo e bom planejamento para superar os momentos difíceis da vida.

Comentários