Renda Passiva, deixe o seu Dinheiro trabalhar por Você

Você sabe o que é Renda Passiva?

Renda Passiva é todo dinheiro que você ganha sem gastar um tempo significativo. Uma boa forma de definir isso é: “Ter o dinheiro trabalhando por você”.

Geralmente, após um tempo inicial de dedicação, algumas fontes de renda se tornam autossustentáveis, ou seja, depois de um tempo você não precisa mais dar atenção continua a isso para continuar tendo seu rendimento.

Como exemplo, posso citar a locação de um imóvel. A princípio você precisa investir um tempo para algumas ações como:

  • Pesquisar qual tipo de imóvel é mais viável comprar para locação;
  • Localização;
  • Valor de compra;
  • Valorização do imóvel devido a procura;
  • Valorização da região;
  • Facilidade para vender, caso precise do valor do imóvel para outros fins;
  • Valor de locação;
  • Melhor administradora de bens para cuidar da locação;

Após a dedicação inicial desse tempo, e com o imóvel já alugado, você pode ficar mais tranquilo e focar em outras coisas.

Pouco dinheiro não é desculpa

Se você não dispõe de dinheiro para comprar um imóvel sozinho sua alternativa é investir em um fundo imobiliário. Você pode começar com uma quantia bem melhor que o valor de um imóvel, nesse tipo de investimento o dinheiro é usado para investir em imóveis e o lucro é dividido entre os investidores.

Outro bom exemplo de Renda Passiva é um investimento no Tesouro Direto, após realizar este investimento a única coisa que você precisa fazer é relaxar e ver seu dinheiro rendendo.

Existem outros investimentos com liquidez semestral que também podem ser uma boa opção, caso você queria ter sempre dinheiro na mão. Para esse tipo de investimento é necessário um bom planejamento, já que você só terá acesso ao dinheiro a cada seis meses, para um bom planejamento você pode usar um Sistema Online de Controle Financeiro.

Faça parte de uma ou várias empresas

Investir em ações pode ser uma boa ideia. Algumas empresas pagam aos acionistas parte dos lucros, com isso, periodicamente, você vai recebendo o lucro do seu investimento.

Na minha opinião investir em ações é muito bom, mas é a forma de investimento que demanda maior conhecimento, portanto se é isso que você que fazer sugiro dedicar um bom tempo em pesquisas e estudos.

Mas não se engane, para não perder dinheiro é preciso um pouco de dedicação no começo, evitando assim investimento no lugar errado.

Posso te dar 2 dicas importantes:

1 – Reinvista parte dos lucros.

Sua carteira de investimentos pode crescer ainda mais se você investir parte do que ganha. E como você já sabe, se tem mais dinheiro investido terá mais lucros.

2 – Use uma corretora para fazer seus investimentos.

É muito comum as pessoas irem ao banco para fazer algum tipo de investimento. O que muitos não sabem é que o lucro de um investimento feito através de um banco é muito inferior ao lucro desse mesmo investimento feito através de uma Corretora. Tanto as corretoras como os bancos precisam lucrar por esse intermediação, mas o lucro que o banco tem é sempre superior ao lucro das corretoras, sem falar que algumas corretoras como a Easynvest , oferecem TAXA ZERO para investimentos no Tesouro Direto.

A melhor vantagem de ter Renda Passiva, além de não precisar trabalhar para ter rendimentos, é ter o seu tempo livre para usá-lo com o que você realmente gosta de fazer, seja uma viajem, estudo ou simplesmente passar mais tempo com a família.

Portanto, ter uma boa fonte de Renda Passiva  é o melhor caminho a seguir se a sua Meta é ter Independência Financeira.

Se você gostou desse artigo compartilhe com seus amigos e ajude a espalhar esse conhecimento

Comentários