Saiba como ter um Inglês Fluente aprendendo sozinho

aprender inglês fluente

Nos dias atuais é Importantíssimo saber falar inglês.

Há alguns anos, falar inglês era um diferencial, mas hoje em dia é algo comum, e se você não domina o idioma com certeza ficará para trás.

Infelizmente muitos pensam que para ter um inglês fluente é preciso muitos anos de estudo em escolas. Eu mesmo fiz 6 anos de inglês em uma escola de idiomas enquanto cursava o ensino médio. Claro que me ajudou muito, mas depois que terminei o segundo grau percebi que só as aulas de inglês não eram o bastante.

Foi nessa época que a internet começou a chegar a casa das pessoas, de forma discada ainda, é faz bastante tempo isso.

Lembro que a maior parte dos sites eram em inglês, e se você buscava alguma informação o inglês era indispensável.

Hoje em dia para ser o primeiro a ter acesso as novidades do mercado também é muito importante saber inglês, já que praticamente tudo de novo vem de fora.

Bom, mas vamos ao que interessa. Separei algumas dicas para quem quer aprender a falar inglês por conta própria, e pode acreditar, é possível sim aprender a falar inglês por conta própria.

Tenha um bom vocabulário.

Gramática é importante, não discordo, mas se você for aprender a falar inglês por conta própria pode esquecer começar pela gramática, isso com certeza vai te desanimar e é quase certo que você desistirá do idioma.

Começando pelo vocabulário é mais empolgante porque em poucos dias você verá que já conhece muitas palavras , vendo assim um resultado mais rápido, diminuindo as chance de desistência.

Vale lembrar que para estudar sozinho você precisa de algumas coisas importantes, são elas:

  • Disciplina;
  • Dedicação;

É preciso estudar todos os dias sim, sem isso com certeza você não vai longe.

Mas isso não quer dizer que você precisa de um horário exclusivo para isso.

Para um melhor resultado no aprendizado do inglês você deve viver isso no seu dia a dia. Algo que me ajudou muito, e ajuda até hoje, é pensar em inglês as coisas que estou fazendo, por exemplo:

Alguém me diz: “Donnovan, vou até a padaria, você quer que te traga algo?”

Após responder eu imagino essa situação em inglês da seguinte forma:

Donnovan, I’m going to the bakery, do you want something?
Yes, bring me some candy.

Quando vejo que são 12:00hs penso: “It’s time to eat”.

Gosto de anotar tudo que tenho para fazer, e faço isso em inglês, exemplo: “Buy a puzzle for my son”.

Não se incomode se no começo você não conseguir montar as frases exatamente iguais, isso pode ser difícil, mas o importante aqui é você conseguir passar a mensagem corretamente.

Outra forma de ampliar o vocabulário é analisar cada palavra e ver se você sabe falar ela em inglês, caso não saiba é só correr no Google e ver a tradução.

Dessa forma você consegue ampliar seu vocabulário com 100 palavras novas por mês. Disse 100 palavras porque não adianta você aprender 500 novas palavras e no mês seguinte não lembrar nem da metade.

É bom estudar frases com as palavras que esta aprendendo, inglês não é igual português, se você simplesmente juntar as palavras vai formar frases erradas, por isso pesquise como montar as frases com as palavras novas que aprendeu, dessa forma ira fixar seu vocabulário e aprender como formar frases ao mesmo tempo.

Lembre-se, de nada adianta saber 1000 palavras se não sabe formar uma frase correta.

Ler e escrever não é suficiente, você precisa falar. Muita gente acha que só estudando com papel e caneta irá aprender inglês, mas isso é um erro, para ter um  inglês fluente você precisa falar. O que eu gostava de fazer era usar um gravador, deixava ele ligado e ia falando, depois ouvia com atenção e ia corrigindo a pronúncia.

Hoje o Google Translator tem a opção de falar o que você escreve, isso pode te ajudar muito com a pronúncia correta.

Viver o inglês é o caminho mais rápido para ser fluente.

Ter um amigo com o mesmo objetivo pode te ajudar muito, vocês podem combinar de somente conversar em inglês. Não fique com vergonha de falar algo errado, no começo isso irá acontecer, e não tem porque se envergonhar disso, afinal você esta prendendo. O importante é nunca desistir.

A prática leva a perfeição.

Mas cuidado, a frase acima é verdadeira, mas só é valida se você praticar o correto, se praticar uma palavra errada você vai ser perfeito falando errado. Estudar por conta própria requer cuidado redobrado com o material escolhido, por isso fique atento com os cursos gratuitos encontrados por ai.

Algumas dicas para ampliar seu vocabulário:

  • Leia livros em inglês;
  • Veja filmes com o áudio em inglês e a legenda em inglês;
  • Crie um grupo no Telegram/WhatsApp onde os participantes só possam enviar mensagens em inglês.

Tenha uma coisa em mente: Ter mais de um idioma no seu currículo é fundamental.

Em breve irei disponibilizar um método 100% gratuito e eficaz para você aprender inglês por conta própria, no seu dia a dia, e garanto que se você se dedicar em pouco tempo terá um inglês fluente e será capaz de viajar sem medo do idioma.

Cadastre seu email na lateral direita do site e logo será avisado do curso gratuito.

Não esqueça de curtir a página no Facebook e compartilhar este artigo para levar esse conhecimento a mais pessoas.

Yes, We Can  !

Comentários