Verdades e mentiras sobre trabalhar com o que ama

trabalhar-com-o-que-ama-funilaria

Trabalhar com o que ama é uma ideia que tem ganhado cada vez mais destaque nas redes sociais. Essa ideia consiste na busca por uma carreira, emprego ou empreendimento que permita que você exerça suas paixões e interesses, fazendo o que ama e tendo prazer em trabalhar todos os dias.

A definição de trabalhar com o que ama pode variar de pessoa para pessoa, mas, no geral, se refere a realizar uma atividade remunerada que permita que você use suas habilidades e interesses. Isso pode incluir atividades como escrever, pintar, cantar, ensinar, programar, cuidar de animais, trabalhar com crianças, cozinhar, entre outras.

Mas calma, trabalhar com o que você ama não significa que você nunca mais terá desafios ou dificuldades no trabalho, mas sim que você estará mais motivado e satisfeito em realizar as tarefas, além de ter um senso de propósito maior. Isso pode levar a uma vida mais equilibrada e feliz, pois você estará fazendo o que ama e ainda ganhando dinheiro com isso.

Veja abaixo algumas verdades e mentiras sobre trabalhar com o que ama, ao longo do artigo vou explicar todas mais a fundo:

Verdades sobre trabalhar com o que ama:

  • É mais fácil encontrar motivação e paixão pelo trabalho.
  • Pode-se ter um senso maior de propósito e significado no trabalho.
  • É possível ter um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional, uma vez que o trabalho não parece tão “pesado”.
  • As chances de sucesso e satisfação no trabalho são maiores.
  • A criatividade e a inovação podem ser estimuladas, já que a pessoa está mais engajada e interessada no trabalho.

Mentiras sobre trabalhar com o que ama:

  • Não há estresse ou dificuldades no trabalho.
  • Tudo será sempre divertido e fácil.
  • O trabalho não será mais trabalho, mas sim um hobby ou uma diversão.
  • Não há necessidade de aprender coisas novas ou se atualizar.
  • Não é necessário ter habilidades e competências para ter sucesso.

Por que é importante trabalhar com o que você ama?

Quando você trabalha com o que gosta, tende a estar mais motivado e satisfeito com sua vida profissional, o que pode levar a uma maior felicidade e realização pessoal. É comum pessoas falarem que devemos separar vida pessoal da profissional, mas sabemos muito bem que isso é algo impossível de fazer.

Quando estamos com algum problema pessoal isso acaba afetando em nosso trabalho, e o contrário também acontece, quando temos problemas no trabalho acabamos levando isso para nossa vida pessoal, e isso muitas vezes pode até prejudicar nossos familiares que não nem nada haver se nosso chefe foi estúpido ou se o fornecedor atrasou uma entrega.

Além disso, trabalhar com o que você ama também pode melhorar sua produtividade e desempenho no trabalho. Quando você está motivado e apaixonado pelo que faz, tende a ser mais dedicado e focado, além de ter mais energia e entusiasmo para realizar as tarefas.

Tenho um amigo que trabalhava em um escritório, ele passava a semana toda de gravata preenchendo formulários, passava os dias na contagem regressiva para o fim de semana, quando ele podia ir até a praia para surfar. Claro que trabalhar em uma coisa pensando em outra além de gerar tristeza gera também erros.

Um dia ele se cansou disso e largou o emprego, foi trabalhar com o que amava que era o surf, ele não é surfista profissional, mas ganha a vida fabricando pranchas de surf e standup. Hoje ele é uma pessoa muito mais feliz mesmo tendo mais responsabilidades por ter deixado de ser empregado e ter se tornado um empregador.

Outro benefício de trabalhar com o que você ama é que isso pode gerar maior criatividade e inovação. Quando você está fazendo o que gosta, tende a ser mais criativo e a ter ideias mais inovadoras, o que pode ser benéfico tanto para você quanto para a empresa em que trabalha. Funcionários felizes geram mais resultados, isso não é nenhuma novidade.

Além disso, trabalhar com o que você ama pode ajudá-lo a encontrar um senso de propósito e significado em sua vida profissional. Quando você está fazendo algo que realmente importa para você, tende a se sentir mais conectado com seu trabalho e a encontrar um senso de significado e propósito em sua vida. Achar o seu “porque” é algo de extrema importância.

Por fim, trabalhar com o que você ama pode levar a uma maior satisfação financeira a longo prazo. Quando você é apaixonado pelo que faz, tende a ser mais bem-sucedido em sua carreira, o que pode levar a oportunidades de promoção e maiores ganhos financeiros ao longo do tempo.

Como encontrar sua paixão profissional?

Encontrar sua paixão profissional pode ser um processo desafiador, mas existem algumas estratégias que podem ajudá-lo a descobrir o que você realmente ama fazer. Aqui estão algumas dicas:

Autoconhecimento para a descoberta de habilidades e interesses

Explorando suas opções profissionais

  • Explore seus interesses: Pense nas coisas que você gosta de fazer durante seu tempo livre e hobbies que você tem. Isso pode ajudá-lo a descobrir quais são seus verdadeiros interesses e paixões.
  • Identifique suas habilidades: Pense nas habilidades que você possui e como elas podem ser aplicadas em uma carreira. Isso pode ajudá-lo a descobrir quais tipos de trabalho você seria bom e o que poderia trazer-lhe satisfação.
  • Faça pesquisas: Pesquise sobre carreiras ou trabalhos que possam estar alinhados com seus interesses e habilidades. Faça uma lista de possíveis opções e comece a pesquisar sobre as descrições do trabalho e requisitos.
  • Experimente: Tente fazer trabalhos voluntários, estágios ou trabalhos temporários em áreas que você está interessado em explorar. Isso pode lhe dar uma ideia real do que é trabalhar em um campo específico.
  • Avalie suas prioridades: Pense sobre seus valores e prioridades pessoais e como eles podem influenciar sua carreira. Isso pode ajudá-lo a determinar se um trabalho ou carreira específica está em linha com suas prioridades.
  • Procure orientação: Fale com amigos, familiares, mentores ou profissionais para obter insights e conselhos sobre como encontrar sua paixão profissional. Eles podem ter sugestões valiosas ou conselhos que possam ajudá-lo a tomar uma decisão informada.

Mesmo que você tenha dinheiro para abrir seu próprio negócio é muito mais inteligente primeiro arrumar um emprego nessa área, com isso você vai ter uma experiência de como é trabalhar com o que você gosta. Uma coisa é gostar de cozinhar nos finais de semana outra coisa totalmente diferente é ter que cozinhar todos os dias, caso sua paixão seja cozinhar e você decida que vai abrir um restaurante.

Trabalhar com o que ama: Cozinhar

Uma vez decidido o que você vai fazer é hora de validar sua escolha por isso explorar suas opções profissionais é uma etapa importante para encontrar uma carreira que você ame. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:

  • Pesquise sobre a carreira que você está interessado em seguir. Considere as tarefas diárias, o salário, as oportunidades de crescimento e as perspectivas de emprego. Lembre-se, fazer o que gosta é legal, mas ninguém vive só de amor, o salário deve ser suficiente para manter seu padrão de vida e as tarefas a serem feitas devem estar alinhadas com o que você gosta de fazer.
  • Converse com profissionais que trabalham na carreira que você está considerando seguir. Eles podem oferecer informações valiosas sobre a indústria e dar uma ideia realista do dia a dia da profissão. Para uma pessoa de fora da área pode parecer super divertido trabalhar com criação de designs mas no dia a dia não é só ficar fazendo desenhos e ilustrações, o profissional dessa área as vezes precisa lidar com prazos apertados e muita pressão.
  • Compareça a eventos e feiras de carreira para ter uma ideia das carreiras disponíveis em sua área, aproveite essa oportunidade para fazer contato com empresas e profissionais.
  • Faça um estágio em uma empresa para obter experiência prática nessa área de interesse. Isso pode ajudá-lo a decidir se a carreira é realmente adequada para você. Aqui tem um ponto interessante que deve ser levado em consideração: Você não precisa trabalhar exatamente na profissão que escolheu, por exemplo, sua vontade é de trabalhar como dentista mas para isso precisa primeiro fazer faculdade de odontologia e não tem como validar isso arrumando um estágio em uma clínica como dentista, mas você pode trabalhar como recepcionista, são duas profissões totalmente diferentes mas trabalhando como recepcionista de uma clínica você estará vivendo o dia a dia da profissão escolhida, poderá observar com atenção tudo que acontece, todos os problemas que acontecem no dia a dia da profissão escolhida.

Uma empresa não faz uma única atividade, restaurante não é somente cozinhar, é também lidar com pessoas, tanto clientes como funcionários e fornecedores, custos e investimentos e tantas outras coisas.

Encontrar sua paixão profissional pode levar tempo e esforço, mas é um processo importante para alcançar a realização profissional e pessoal. Ao seguir essas dicas, você pode descobrir o que realmente ama fazer e encontrar um trabalho ou carreira que traga satisfação e propósito para sua vida.

Identificando seus valores pessoais e como eles se relacionam com sua carreira

Trabalhe com o que ama - fotografia

Identificar seus valores pessoais é uma parte importante do processo de encontrar uma carreira que você ame. Segue abaixo algumas maneiras de fazer isso:

  • Comece fazendo uma lista de seus valores pessoais, como família, liberdade, criatividade, integridade, segurança financeira, etc.
  • Priorize seus valores: Depois de fazer a lista, priorize seus valores pessoais. Pense em quais valores são mais importantes para você e quais são menos importantes. No topo da lista devem ficar os valores mais importantes para você.
  • Pense em como seus valores pessoais se relacionam com sua carreira. Por exemplo, se você valoriza a criatividade, pode estar interessado em uma carreira na área de artes ou design. Se você valoriza a integridade, pode estar interessado em uma carreira na área jurídica ou de ética empresarial.
  • Faça perguntas a si mesmo sobre sua carreira, como: “Minha carreira me permite viver de acordo com meus valores pessoais?” ou “Eu sinto que estou fazendo uma diferença positiva no mundo com meu trabalho?”.
  • Procure empresas que compartilham seus valores pessoais. Leia sobre suas missões e valores declarados e pesquise sobre sua cultura organizacional para ver se eles alinham com os seus.

Ao identificar seus valores pessoais e entender como eles se relacionam com sua carreira, você pode tomar decisões mais informadas sobre sua trajetória profissional e encontrar uma carreira que faça você se sentir realizado e satisfeito.

Superando obstáculos

Ao perseguir sua paixão profissional e trabalhar com o que você ama, é importante estar ciente dos obstáculos que podem surgir e como superá-los. Aqui estão algumas dicas para superar obstáculos ao seguir sua paixão profissional:

Falta de experiência ou qualificações necessárias

Uma das barreiras mais comuns que as pessoas enfrentam ao buscar uma carreira que amam é a falta de experiência ou qualificações necessárias para a posição desejada. Mas isso não deve te impedir de seguir sua paixão profissional. Vou te dar algumas dicas para superar a falta de experiência ou qualificações:

Faça cursos ou treinamentos que possam ajudá-lo a adquirir as habilidades necessárias para sua carreira desejada. Esses cursos podem ser online ou presenciais, e muitas vezes são oferecidos em faculdades ou universidades, organizações profissionais ou empresas privadas. Hoje em dia é muito fácil ter acesso a informações, existem muitos sites, canais no Youtube e comprar um bom livro nunca foi tão fácil.

Considere um estágio ou trabalho voluntário pode ser uma ótima maneira de ganhar experiência em sua área de interesse. Mesmo que o trabalho não seja remunerado você estará ganhando experiência valiosa e construindo sua rede de contatos. Lembre-se, nesse momento o foco não deve ser o salário e sim a experiencia adquirida.

Procure mentores na sua área de interesse. Eles podem ajudá-lo a navegar no campo, dar conselhos valiosos e até mesmo fornecer uma recomendação para uma posição futura. A experiência prática é uma das melhores maneiras de desenvolver habilidades e competências.
Conseguir um mentor nem sempre é algo que não terá um custo, mas não é impossível conseguir um mentor de forma gratuita. Pense nesse investimento como um atalho que vai te fazer ganhar muito tempo.

Pratique regularmente, desenvolver habilidades leva tempo e esforço. Certifique-se de praticar regularmente e de encontrar maneiras de aplicar as habilidades que você está aprendendo em situações do mundo real. Isso pode incluir a participação em projetos pessoais ou colaboração com outros profissionais em sua área.

Considere encontrar um trabalho relacionado à sua paixão, mesmo que não seja exatamente o que você quer. Trabalhar em uma posição relacionada lhe dará a oportunidade de ganhar experiência valiosa e aprender habilidades relevantes para sua carreira desejada.

Um curso superior, como uma pós-graduação ou mestrado, pode ajudá-lo a obter as qualificações necessárias para sua carreira desejada. Além disso, você terá a oportunidade de se conectar com profissionais experientes e construir sua rede de contatos.

Busque feedback de mentores, colegas e supervisores sobre o seu desempenho e progresso em desenvolver as habilidades necessárias para a sua carreira desejada. Isso pode ajudá-lo a identificar áreas que precisam de mais trabalho e fornecer orientação sobre como melhorar. Aqui preciso fazer uma observação muito importante: Você precisa de opiniões sinceras, precisa ouvir a verdade, mesmo que ela seja dolorosa.

Se o seu desempenho não estiver bom e seus amigos falarem que você está indo bem isso com certeza vai te prejudicar, as vezes as melhores intenções causam grandes frustrações. Tenha o pé no chão e esteja sempre pronto para encarar a realidade. Saber que você não está indo bem é uma excelente oportunidade para rever seus estudos e se dedicar ainda mais.

Lembre-se, é possível superar a falta de experiência ou qualificações e alcançar sua paixão profissional. Com determinação e dedicação, você pode construir as habilidades necessárias para uma carreira satisfatória e bem-sucedida.

Medo do fracasso ou rejeição

Outra barreira comum que pode impedir as pessoas de seguir sua paixão profissional é o medo do fracasso ou da rejeição. Para isso tenho uma frase que sempre falo: “Se você desiste por ter medo de fracassar já fracassou mesmo antes de começar”. Só dá para ter certeza se vai dar certo se você mergulhar de cabeça e se dedicar ao máximo. Aqui estão algumas maneiras de superar esse medo:

Mude sua mentalidade, em vez de pensar em fracasso como algo negativo, tente mudar sua mentalidade e ver o fracasso como uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Lembre-se de que muitas pessoas bem-sucedidas falharam várias vezes antes de alcançar o sucesso.

Quebre suas metas em objetivos menores, ao definir metas menores e mais realistas, você pode reduzir a pressão e a ansiedade associadas ao medo do fracasso. Além disso, alcançar essas metas menores pode aumentar sua confiança e motivação para atingir suas metas maiores.

Aceite o risco, o fracasso é uma possibilidade e que o risco de fracassar faz parte do processo de alcançar sua paixão profissional. Quando você aceita o risco, pode se sentir mais à vontade para assumir riscos e perseguir sua paixão.

Ter um sistema de suporte pode ajudá-lo a superar o medo do fracasso ou da rejeição. Converse com amigos, familiares ou um mentor para obter apoio emocional e encorajamento. Nesse momento é melhor se afastar de pessoas negativas, lembre-se, só aceite conselhos de pessoas que você esteja disposto a trocar de lugar. É muito fácil para uma pessoa que nunca tentou fazer nada diferente te dizer que você vai fracassar ou que só está perdendo o seu tempo.

Desenvolva sua autoconfiança. Aumentar sua autoconfiança pode ajudá-lo a lidar com o medo do fracasso ou da rejeição. Tente desenvolver sua autoconfiança participando de atividades que você é bom e obtenha feedback positivo de outras pessoas.

Pressão social e familiar para seguir carreiras tradicionais

A pressão social e familiar para seguir carreiras tradicionais pode ser uma barreira significativa para muitas pessoas que desejam seguir sua paixão profissional.

Antigamente era muito comum ouvir os pais ou avós falarem: “Meu filho está estudando para ser doutor”. A maioria das pessoas sofriam esse tipo de pressão, algumas eram “obrigadas” a seguirem a mesma carreira dos pais, as vezes até a assumir o negócio da família, mesmo que não gostassem disso.

Felizmente isso é algo que com o passar do tempo foi deixando de existir e vemos isso acontecer cada vez menos. Hoje em dia é muito mais comum os familiares se preocuparem com a felicidade do que com o status e dinheiro, não que dinheiro não seja importante. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a superar essa barreira:

  • Comunique abertamente seus objetivos e paixões para sua família e amigos. Explique o que você deseja alcançar e por que é importante para você seguir sua paixão. Fale sobre suas habilidades e interesses e como eles se relacionam com sua carreira desejada. Seja claro, mostre que isso é realmente o que você quer e o que vai te fazer feliz.
  • Seja paciente com sua família e amigos. Eles podem não entender sua visão ou ter uma visão diferente sobre o que é uma carreira bem-sucedida. Tente educá-los sobre suas opções profissionais e mostre exemplos de pessoas bem-sucedidas em campos não tradicionais.
  • Encontre mentores e modelos a seguir: Procure mentores e modelos a seguir que possam ajudá-lo a seguir sua paixão profissional. Essas pessoas podem fornecer orientação e apoio, especialmente se eles já seguiram um caminho semelhante ao que você deseja seguir. É muito mais simples seguir um processo já validado para ter sucesso do que tentar descobrir o caminho sozinho.
  • Se sua família ou amigos têm preocupações legítimas sobre sua escolha de carreira, tente encontrar um compromisso que atenda às suas necessidades e às deles. Por exemplo, você pode considerar trabalhar em meio período em sua paixão profissional enquanto trabalha em tempo integral em uma carreira mais tradicional. Muita gente inicia uma nova carreira trabalhando depois do horário do emprego, tem isso como uma renda extra e quando essa renda extra supera o salário elas largam o emprego para se dedicar exclusivamente a suas paixões. É muito mais fácil para um pai entender que o filho largou o emprego com carteira assinada para se dedicar a um trabalho de Youtuber ganhando 10 vezes mais. O exemplo de Youtuber é só para contrastar com a visão sobre trabalho de duas gerações diferentes, sei que para muita gente é difícil de aceitar, mas antigamente não existia internet, muito menos Youtube.
  • Seja confiante, lembre-se de que sua escolha de carreira é sua decisão e você tem o direito de seguir sua paixão profissional. Fique confiante em sua escolha e lembre-se de que o sucesso pode vir em muitas formas diferentes.

Preparando-se para a transição de trabalho

Trabalhe com o que ame - Café

Se você já chegou nesse ponto você merece meus parabéns. A maioria das pessoas não chega tão longe, muitos acabam desistindo e aceitando que o melhor é ficar onde está, não sair da zona de conforto.

Preparar-se para a transição para uma carreira que você ama pode ser assustador, mas também pode ser uma jornada emocionante. Você não deve esperar o sucesso para ser feliz, deve aproveitar toda a jornada, comemore cada pequena vitória, por menor que ela parece, tudo isso vai te levar até onde você quer estar.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a se preparar para essa transição:

Fazer uma transição de carreira pode envolver um corte salarial inicial ou um investimento em novas habilidades, educação ou equipamentos. Certifique-se de criar um plano financeiro para garantir que você esteja preparado para as mudanças financeiras que podem vir com a transição. Considere economizar dinheiro e reduzir suas despesas para ajudar a compensar quaisquer desafios financeiros.

Se possível, faça uma transição gradual para sua nova carreira. Isso pode envolver trabalhar em meio período em sua nova carreira enquanto mantém seu emprego atual, ou assumir projetos freelance em sua nova área antes de fazer a transição em tempo integral. Isso pode ajudá-lo a se sentir mais confortável e confiante na mudança.

Como já foi dito acima você deve ter validado se é isso mesmo que você quer, assim como já deve ter conversado om pessoas que trabalhem nessa área escolhida e o mais importante, já deve ter trabalhado de alguma forma com isso, a prática é a melhor escola. Como você já deve ter percebido eu adoro fazer analogias, e aqui vai mais uma: “É impossível aprender a andar de skate somente lendo ou assistindo vídeos no Youtube, para aprender de verdade além de toda teoria você precisa da parte prática”. É no campo de batalha que você vai aprender as lições mais importantes.

Networking e construção de contatos profissionais

Construir uma rede de contatos profissionais é uma parte importante de se preparar para uma carreira que você ama. Pode parecer muito bonito falar que conseguiu tudo sozinho, mas isso raramente é verdade, por mais que possamos trabalhar sozinho no final sempre precisaremos de clientes e conseguir clientes pode se tornar muito mais fácil se você tiver uma rede boa de contatos. Aqui estão algumas dicas para construir e expandir sua rede:

Participar de eventos e conferências é uma ótima maneira de conhecer outras pessoas em sua área de interesse. Certifique-se de levar cartões de visita e pratique suas habilidades de apresentação pessoal para se destacar.
As redes sociais profissionais, como o LinkedIn, são uma ótima maneira de se conectar com outros profissionais em sua área. Certifique-se de manter seu perfil atualizado e envolva-se em grupos relevantes para construir relacionamentos profissionais.

Por falar em redes sociais é bom lembrar que a impressão que você passar pode decidir o seu futuro, por isso tenha um Feed de acordo com a imagem que você quer transmitir.

Fazer networking informal é uma ótima maneira de conhecer outras pessoas em sua área de interesse. Considere participar de grupos de interesse em sua cidade ou se envolver em atividades voluntárias para conhecer pessoas com interesses semelhantes. Sempre existe algum evento onde pessoas “comuns” vão comparecer, por exemplo, se a área que você escolheu é entretenimento você pode ir a shows de standup comedy, parte do seu público alvo pode estar lá. Participando desses eventos você pode fazer duas tarefas muito importantes:

  1. Conversar com os profissionais que ali estão trabalhando, eles podem te ensinar muito.
  2. Observar o comportamento de quem está “consumindo o produto”, isso também tem grande valor para você. Além de observar você pode conversar com essas pessoas, afinal vocês têm algo em comum e é muito fácil conversar com pessoas que possuem interesses em comum.

Participar de grupos de interesse em sua área é uma ótima maneira de conhecer outras pessoas com interesses semelhantes. Isso pode incluir grupos de discussão online no Facebook você pode encontrar tudo que é tipo de grupo.

Uma vez que você tenha feito contato com outros profissionais em sua área, é importante manter contato regular para manter sua rede. Considere enviar um e-mail para manter contato ou participar de eventos regulares para manter seus relacionamentos profissionais. Lembre-se do ditado popular: “Quem não é visto não é lembrado”.

Construir uma rede de contatos profissionais leva tempo e esforço. Esteja disposto a investir tempo e energia para construir relacionamentos significativos e cultivar conexões valiosas em sua carreira. Com esforço e dedicação, você pode construir uma rede de contatos profissionais que o ajudará a alcançar seus objetivos profissionais.

Equilibrando a paixão com a realidade financeira

Embora seja importante perseguir uma carreira que você ama, é igualmente importante manter uma visão realista sobre sua situação financeira. Aqui estão algumas dicas para equilibrar sua paixão com a realidade financeira:

Antes de decidir seguir uma carreira baseada em sua paixão, avalie suas necessidades financeiras. Considere suas despesas mensais, dívidas, economias e outras obrigações financeiras.

Faça uma pesquisa aprofundada das perspectivas de carreira em sua área de interesse. Isso pode incluir salários médios, oportunidades de crescimento e demanda do mercado.

Se você estiver preocupado com a estabilidade financeira, pode ser útil começar trabalhando em período parcial ou como freelancer, para se concentrar em construir sua carreira de forma gradual.

Faça um orçamento realista para ajudá-lo a viver dentro de suas possibilidades financeiras. Isso pode envolver fazer cortes em despesas não essenciais e encontrar maneiras de economizar dinheiro. Lembre-se, imprevistos acontecem e é bom você estar preparado.

Se o seu custo de vida mensal é de R$ 5.000,00 coloque no papel mais 30% pelo menos e tenha uma reserva de emergência que seja suficiente para você se manter por pelo menos 12 meses, eu diria que o ideal mesmo é que sua reserva de emergência seja suficiente para durar 2 anos.

Crie um plano de carreira realista que leve em consideração suas metas financeiras e pessoais. Isso pode envolver definir metas de curto e longo prazo e estabelecer um plano para alcançá-las. Não esqueça que muitas vezes para crescer é preciso investir em novos conhecimentos e habilidades, tudo tem um custo, de tempo e dinheiro.

Esteja ciente de que perseguir uma carreira baseada em sua paixão pode envolver sacrifícios financeiros a curto prazo. Esteja preparado para fazer esses sacrifícios para alcançar seus objetivos de carreira a longo prazo. É muito importante que você entenda que abrir mão de um prazer imediato pode significar um futuro cheio de momentos prazerosos.

Equilibrar sua paixão com a realidade financeira pode ser desafiador, mas com planejamento e foco, você pode alcançar seus objetivos profissionais e financeiros. Lembre-se de manter uma visão realista e estar disposto a fazer sacrifícios para alcançar seus objetivos.

Tomando a Decisão Final

Trabalhe com o que ama - Chef

Após identificar sua paixão profissional e superar os obstáculos que possam estar impedindo você de seguir esse caminho, é hora de tomar a decisão final. Nesta etapa, você deve avaliar os prós e contras, desenvolver um plano de ação e buscar apoio e orientação para garantir o sucesso em sua nova carreira. E mais uma vez, se você chegou até aqui merece meus parabéns, espero que você consiga trabalhar com o que ama e que seja muito feliz.

Avaliando os prós e contras

Antes de tomar a decisão final, é importante pesar os prós e contras de seguir sua paixão profissional. Considere os desafios que podem surgir, como a instabilidade financeira inicial ou a possibilidade de precisar adquirir novas habilidades ou qualificações.

Pense bem, se você gosta de cozinhar aos fins de semana e pretende transformar isso em profissão é bom lembrar que na profissão você vai precisar cozinhar todos os dias, preparar o que é pedido e não o que você gostaria de fazer. Se isso der errado além de acabar com sua vida profissional provavelmente acabará também com sua alegria de cozinhar aos finais de semana.

Por outro lado, pense nos benefícios, como a satisfação pessoal e profissional, a sensação de propósito e o potencial para uma vida mais significativa e gratificante.

Minha mais sincera sugestão é que a decisão de trabalhar com o que você ama deve ser exclusivamente sua, esqueça o que as outras pessoas vão pensar, não escolha algo para fazer outra pessoa feliz, foque na sua felicidade, mas não esqueça que não dá para pagar as contas com um sorriso bonito 😀

Desenvolvendo um plano de ação

Uma vez que você tenha decidido seguir sua paixão profissional, é importante desenvolver um plano de ação.

Não tenha pressa nessa fase, coloque tudo no papel, tudo que você quer, todas as pesquisas que realizou, revise tudo várias vezes, sem pressa. Depois de tudo revisado é só revisar novamente, só para ter certeza que não esqueceu da nada.

Vamos a mais um ditado popular (como adoro isso): Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado. Esse é um provérbio chinês, pouco conhecido, mas tem uma versão dele que é bem mais popular, aqui vai: “Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis afiando meu machado” – Abraham Lincoln. Pode falar, essa você já tinha ouvido. Nunca entendi porque a mesma mensagem tem peso diferente quando é dita por um chinês anônimo ou por um ex-presidente dos Estados Unidos da América do Norte.

Não esqueça de incluir nesse plano de ação os futuros investimentos em educação ou equipamentos. Com tudo planejado fica mais fácil conquistar seus objetivos.

Trabalhar com o que ama pode ser a melhor escolha que você vai fazer, mas cuidado, pense bem, pesquise, planeje tudo com atenção e siga sempre em frente e focado. Muito cuidado para não trabalhar com o que ama e nunca mais amar o que faz, afinal uma pessoa que adora festas pode não gostar tanto de se fantasiar de palhaço e ir animar uma festa infantil 😛